Praias de Itacaré impressionam pela beleza e trilhas em Mata Atlântica

Cidade fica a 450km de Salvador e 70km de Ilhéus, na Costa do Dendê. Além das praias, turistas podem se aventurar em esportes radicais.

Itacaré, no sul da Bahia, é um lugar para quem busca sossego e contato pleno com a natureza. Mas a cidade turística, que integra a Costa do Dendê, também acolhe quem vive em em busca de adrenalina e esportes radicais. Ondas perfeitas, como as da praia da Tiririca, atraem surfistas de todas as partes do Brasil e do mundo, e a calmaria da maré na Praia da Concha é um convite ao banho relaxante e à prática de Stand upl Paddle.

Ancorada no ecoturismo, Itacaré é um dos grandes destinos turísticos do estado e recebe aproximadamente 130 mil turistas ao ano, segundo dados da Secretaria de Cultura do município. Do total, 90 mil turistas vão à cidade durante o verão, alta estação que ocorre nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Itacaré  fica a cerca de 450 km de Salvador e 70 km ao norte de Ilhéus.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a cidade conta com 7.500 leitos em hotéis em mais de 90 meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, além de 25 flats, cinco campings e oito hostels.

Os turistas podem visitar 14 praias, a maioria semi desertas, em um cenário que além do mar, inclui trilhas em meio a Mata Atlântica que dão acesso a algumas das praias. As que ficam no perímetro urbano são as mais visitadas da cidade com destaque para a praia da Concha, Resende, Tiririca, e Ribeira.

Praias de Itacaré impressionam pela beleza e trilhas em Mata Atlântica (Foto: Rafaela Ribeiro/G1 BA)Entre as mais afastadas, estão a Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho, mas que também são bastante frequentadas.

Além de ir às praias, os visitantes podem se aventurar em esportes radicais na cidade e em distritos no entorno.

À noite, as opções de lazer estão na rua da Pituba, onde se concentra a maior parte dos bares, restaurantes, pizzarias da cidade, que além de uma culinária local, regional e internacional disponibilizam música ao vivo com artistas locais.

Como chegar
O aeroporto mais perto de Itacaré fica em Ilhéus. Para quem quiser chegar à cidade de carro pode pegar o ferry-boat, saindo de Salvador, para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001.

Para quem sai de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral. Outra opção para chegar na cidade é seguir através do transporte de ônibus. Confira a empresa e horários disponíveis de viagem no site do terminal rodoviário de Salvador.

Outros pontos de visita
Quando não está na praia, o turista pode praticar arvorismo. O circuito está em uma área de 5000 m² de Mata Atlântica, com um percurso composto por 17 atividades. Outro local de visita é a Cachoeira do Cleandro, que possui duas seções de quedas d’água e belas piscinas naturais.

O acesso deve ser feito por barco ou canoa, a partir da Praia da Concha. Demais cachoeiras também podem ser frequentadas como a Cachoeira da Usina, localizada no caminho para a Praia de Jeribucaçú e a Cachoeira do Tijuípe.

Para quem gosta de atividades radicais, no distrito de Taboquinha, que fica a 20 km de Itacaré, o turista pode praticar rafting e descer de tirolesas. 

G1

Resultado de imagem para rafting Taboquinhas

Resultado de imagem para tirolesa Taboquinhas

Resultado de imagem para tirolesa Taboquinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *