Itacaré participa do Encontro Nacional de Gestores de Juventude em Brasília

fb_img_1503921440013

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, e o vice-prefeito Genilson Souza representaram Itacaré no II Encontro Nacional de Gestores Municipais e Estaduais de Juventude na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto e na oportunidade foi lançado pela Secretaria Nacional de Juventude o “Brasil Mais Jovem”, um pacote de ações voltados para jovens de 15 a 29 anos que visa chegar nos estados e nos municípios buscando a autonomia e emancipação da juventude. A ideia é tirar do papel os 11 eixos temáticos do Estatuto da Juventude – Lei 12.852/2013, e fazer com que os jovens, sobretudo, os mais pobres e os que estão em situação de vulnerabilidade, tenham os seus direitos reconhecidos e respeitados.

O secretário Diego Augusto destacou a importância do município estar presente no evento, pois no encontro garantiu o lançamento do ID Jovem para Itacaré, um programa que visa benefício de meia entrada para acesso a eventos artísticos-culturais e esportivos e estabelece também os critérios para reserva de vagas a jovem de baixa renda nos veículos de transporte coletivo. “Iniciamos dialogo com Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário, para implantação do programa Arca das Letras, que já existe a 10 anos, um programa que foi criado para incentivar a leitura no meio rural, através de implantação de bibliotecas. Através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário”, explicou Diego Augusto.

O vice-prefeito Genilson Souza também ressaltou que outro ponto importante no encontro em Brasília foi o diálogo sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário, que oferece condições de crédito diferenciadas ao público jovem. “ O programa promove algo essencial no campo: a sucessão familiar e oferece juros diferenciados para jovens um prazo de financiamento de 20 anos, com os três primeiros de carência e parcelas anuais. É uma política para oportunizar que jovens continuem no campo produzindo com qualidade de vida”, complementou o vice-prefeito.

No encontro os representantes de Itacaré também articularam a participação do município na União de Gestores Municipais de Juventude do Nordeste, uma oportunidade de dialogar com os municípios de todo nordeste e trocar experiência exitosa sobre Políticas Públicas de Juventude. O secretário, Diego Augusto acrescentou que momentos como esses de troca de experiência, e de aprofundamento do conhecimento sobre as Políticas Públicas de Juventude é de fundamental importância para emancipação, ou seja, para inclusão, liberdade e participação da Juventude na vida em sociedade. Itacaré participou do Encontro Nacional de Gestores de Juventude em Brasília. (Ascom/Itacaré)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *