Cerimônia em Curitiba marca a abertura dos Jogos Escolares da Juventude

img-20170912-wa0193
Foto: Dayse Faleta

Uma cerimônia realizada no Circulo Militar, no centro de Curitiba – PR, oficializou a abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2017. O evento contou com presença do prefeito da cidade, Gustavo Fruet, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, secretária municipal de Educação, Maria Silvia, secretária estadual de Assistência Social,  Fernanda Richa, secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, o campeão olímlico Rogério Sampaio e o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner.

Foto: Dayse Faleta
Foto: Dayse Faleta

Uma das maiores vitrines para revelação de novos atletas, as disputas dos Jogos Escolares começaram nesta quarta-feira (13), e conta com participação de 475 cidades, 1.401 escolas de todo país e cerca de 4 mil atletas que participarão de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e futsal.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.

Bahia

Foto: Dayse Faleta
Foto: João Ubaldo

A delegação baiana conta com 59 atletas para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude – 12 a 14 anos.

Provenientes, em sua maioria, de escolas públicas, os atletas que representam o estado baiano na edição deste ano são de Salvador e dos municípios de Juazeiro, Jaguarari, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Ituberá, Conceição do Coité, Jequié, Canavieiras, Eunápolis, Camaçari e Itacaré/ Taboquinhas. Somados atletas, técnicos, professores, fisioterapeuta, oficiais e dirigentes, a delegação da Bahia é formada por 76 pessoas nesta primeira fase dos jogos.

Estreantes na etapa nacional dos jogos, os atletas de atletismo Jefferson Oliveira Silva, 12 anos, de Jaguarari, e Diogo Almeida de Jesus, 13 anos, de Itacaré/Taboquinhas, estavam ansiosos para participar das provas. Antes, porém, iriam vivenciar, pela primeira vez, a experiência de viajar em avião, não escondendo uma certa curiosidade misturada com um pouco de medo.

Toda a delegação viaja em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além do voo – esse é o segundo ano que a delegação viaja avião fretado–, a Sudesb também fornece uniforme completo para o deslocamento de ida e de volta e disponibiliza oficiais para acompanhar os estudantes.

img-20170912-wa0198
Foto: Dayse Faleta
img-20170912-wa0190
Foto: Dayse Faleta
img-20170912-wa0194
Foto: Dayse Faleta
img-20170912-wa0203
Foto: Dayse Faleta
img-20170912-wa0192
Foto: Dayse Faleta
img-20170912-wa0196
Foto: Dayse Faleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *