Eleitos os primeiros integrantes do Conselho de Cultura de Itacaré

Itacaré já conta com um Conselho Municipal de Política Cultural. Representantes dos mais diversos segmentos ligados à cultura, incluindo artesanato, arte digital e audiovisual, teatro, artes visuais, cultura popular, gastronomia, música, literatura, dança, circo e artes integradas, comunidades tradicionais e expressões culturais populares e identitárias participaram na tarde desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores, da eleição dos membros (titular e suplente) que farão parte da composição do CMPC de Itacaré. O Conselho de Cultura foi criado pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, após ampla discussão com a comunidade e aprovação da Câmara de Vereadores.

Durante o encontro o secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, falou do marco histórico para a cidade ao estar implantando um fórum de discussões de forma democrática e coletiva, da política cultural do município. O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, falou da importância do conselho, do compromisso de cada cidadão com a cultura e da necessidade do envolvimento e da participação de todos para discutir junto com o poder público as ações e investimentos em todas as atividades culturais da cidade.

A criação do Sistema Municipal de Cultura faz parte do compromisso do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de valorizar cada vez mais os artistas e as manifestações culturais do município. Após ouvir os mais diversos segmentos ligados à cultura, o prefeito encaminhou o projeto à Câmara de Vereadores, que foi aprovado e agora será foi realizada a eleição da primeira diretoria do Conselho de Cultura. O próximo passo será a publicação dos membros da primeira diretoria do conselho.

O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, explicou que a construção e o desenvolvimento de políticas culturais dependem da participação, da contribuição e do envolvimento de todos os itacareenses, independente das pessoas que fazem parte do Conselho Municipal de Cultura. Através do trabalho conjunto, com todos participando, propondo, colocando a sua opinião e dando a sua contribuição será possível elaborar e desenvolver projetos muito mais eficazes para incentivar a cultura, valorizar cada vez mais os artistas e mostrar o potencial cultural do município.

Como membros do Conselho de Cultura foram eleitos nesta segunda feira, representando o segmento Expressões Artísticas e Culturais os agentes Romulo Jorge Chagas Santos, Ronara Chagas Santos Mendes e Felipe Sepulveda da Silva, como titulares, e Verusya Correia, Juscely Magalhães e Vanessa Setsuko, como suplentes. Já como representantes do segmento Expressões Culturais Populares e Identitárias foram eleitos Joedson Oliveira Vieira (titular) e Marcos Paulo Conceição Cruz (suplente). E para compor o conselho como integrantes das Comunidades Tradicionais foram eleitos Wellington Silva dos Santos (titular) e Jitiara Silva dos Santos (suplente).

Como representantes do Poder Público foram indicados representando a Secretaria de Juventude Esporte e Cultura Diego Augusto Moraes Silva (titular) e Lucimário Santos Belmiro (suplente); representando a Secretaria de Meio Ambiente Ângelo Prisco Teixeira (titular) e Daiane Santos Gomes (suplente); representando a Secretaria de Turismo Júlio Oliveira (titular) e Luercio Conceição de Jesus (suplente); representando a Secretaria de Educação Joselita Santana (titular) e José Eduardo (suplente) e representando a Secretaria de Desenvolvimento Social Rosane Moreno de Jesus (titular) e Juliana Novaes Felix (suplente).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *