Itacaré ganha nota B do Ministério do Turismo

rafiting-em-taboquinhas-itacare

O município de Itacaré, na Costa do Cacau litoral sul da Bahia, ganhou nota ‘B’ no programa Mapas Turísticos do Brasil – um instrumento do Ministério do Turismo, divulgado na última quinta-feira (14), que seleciona as cidades indutoras do turismo no país, e aponta as prioridades para as políticas públicas do setor.

De acordo com mapa, 53 municípios baianos estão nas categorias A, B e C. São aqueles que concentram o maior fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os demais 97 municípios figuram nas categorias D e E. Esses os que não possuem fluxo, no entanto precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Ancorada no ecoturismo, Itacaré é um dos grandes destinos turísticos do estado e recebe aproximadamente 150 mil turistas ao ano. Do total, 90 mil turistas vão à cidade durante o verão, alta estação que ocorre nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Itacaré fica a cerca de 450 km de Salvador e 70 km ao norte de Ilhéus.

Lar da maior parte da Mata Atlântica quase que intocada, na região sul da Bahia. Itacaré é diferente de tudo que há no litoral Brasileiro, um lugar muito difícil de se resumir. Um canto de Bahia múltiplo, cheio de encantos que mistura as características de uma cidade do interior, com suas muitas histórias. A tradição do pescador e ribeirinho, que sempre tiveram o rio e o mar como fonte de renda, e o povo que aprendeu a ver no turismo uma grande oportunidade econômica. Quem chega a Itacaré logo ver sua energia transbordando por suas atrações, e não demora muito a se sentir bem, acolhido, em casa.

Além de Itacaré a classificação B, do Ministério do Turismo, também foi atribuída na Bahia aos municípios de Maraú, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, Lençóis. Já as cidades vizinhas Camamu, Canavieira, Una ficaram com a Classificação C. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

Como chegar
O aeroporto mais perto de Itacaré fica em Ilhéus. Para quem quiser chegar à cidade de carro pode pegar o ferry-boat, saindo de Salvador, para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001.

Para quem sai de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral. Outra opção para chegar na cidade é seguir através do transporte de ônibus. Confira a empresa e horários disponíveis de viagem no site do terminal rodoviário de Salvador.

Outros pontos de visita
Quando não está na praia, o turista pode praticar arvorismo. O circuito está em uma área de 5000 m² de Mata Atlântica, com um percurso composto por 17 atividades. Outro local de visita é a Cachoeira do Cleandro, que possui duas seções de quedas d’água e belas piscinas naturais.

O acesso deve ser feito por barco ou canoa, a partir da Praia da Concha. Demais cachoeiras também podem ser frequentadas como a Cachoeira da Usina, localizada no caminho para a Praia de Jeribucaçú e a Cachoeira do Tijuípe.

Para quem gosta de atividades radicais, no distrito de Taboquinha, que fica a 20 km de Itacaré, o turista pode praticar rafting e descer de tirolesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *