Prefeitura de Ubaitaba promove reunião entre os municípios para discutir sobre o destino dos Lixões

A prefeitura de Ubaitaba realizou um encontro entre os prefeitos vizinhos e a empresa PRONALIMP para discutir as questões a respeito da destinação do lixo das cidades envolvidas.

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 29, pela manhã, na Prefeitura de Ubaitaba. Participaram deste primeiro momento as prefeituras de Ubaitaba, Aurelino Leal, Ibirapitanga, Gongogi e Barra do Rocha. Na oportunidade, a PRONALIMP trouxe a proposta de criar uma Usina de Lixo em Ubaitaba, onde iria servir melhor que um aterro sanitário, já que vai captar o lixo e transformar em energia elétrica que retornará para os municípios envolvidos em forma de bônus.

A usina se for aceita pelos prefeitos, funcionará através de um consórcio dos municípios e atenderá a uma média de 06 a 10 cidades vizinhas. A sede da usina, pela proposta inicial, será na cidade de Ubaitaba. Mas, esse primeiro evento serviu para os prefeitos conhecerem o funcionamento da usina, custos e por que é importante para seu município. A partir daí, criará outro evento, onde os eles irão estudar a viabilidade de adesão a essa proposta ao invés de cada um criar um aterro sanitário normal e individual.

Para Ubaitaba, especialmente, é importante porque a usina, além da proximidade na coleta do lixo, ainda iria gerar empregos locais. Além disso, foi exposto que todas as cidades envolvidas estariam cumprindo as novas exigências ambientais a respeito do descarte do lixo, de acordo, Marilvado Moisés, palestrante. (Ascom/Ubaitaba)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *