Planetas Vênus e Júpiter se encontrarão no céu nesta segunda

Encontro dos astros: fenômeno poderá ser visto a olho nú.

Nesta segunda-feira, dia 13, um fenômeno promete atrair muitos olhares para o céu. Os planetas Júpiter e Vênus se cruzarão e por alguns minutos, brilharão como se fossem um só. De acordo com o portal Gazeta do Povo, o encontro ocorre ás 4h50. Ainda de acordo com o portal, a orientação dos astrônomos é se concentrar na direção Leste do horizonte, onde nasce o Sol, e procurar por um lugar alto, com boa visão.

O fenômeno só poderá ser visto novamente ao nascer do dia daqui a 22 anos.

“Neste domingo a lua ativa Vênus e Júpiter, que na segunda-feira estão astrologicamente conjuntos. Vênus e Júpiter são os dois planetas benéficos da astrologia e esse encontro promete preciosos presentes do universo para cada um de nós”, explicou a astróloga Titi Vidal.

Ambos estarão separados por apenas 0,28 graus na segunda-feira, brilhando quase que como um único planeta. Como as câmeras vão mostrá-los no mesmo campo de visão, amantes da fotografia terão uma ótima oportunidade de registrá-los praticamente juntos. No céu, ainda será possível Marte e, mais acima, a Lua.

A orientação dos astrônomos é se concentrar na direção Leste do horizonte, onde nasce o Sol, e procurar por um lugar alto, com boa visão.

Essa proximidade, porém, é uma ilusão de ótica. Na verdade, segundo o portal especializado Galeria do Meteorito, Vênus estará a 246 milhões de quilômetros da Terra, e Júpiter, a 956 milhões de quilômetros.

Apesar de essa conjunção ocorrer a cada 13 meses, o encontro da próxima segunda-feira pode ser considerado raro. Isso porque vai ocorrer antes do amanhecer, o que facilita a visão do fenômeno, e só se repetirá em 2 de novembro de 2039, daqui a 22 anos, com esse grau de proximidade e em horário tão observável.

Foto reprodução: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *