Seminário discutiu importância do ordenamento da atividade turística

Discutir sobre a importância do ordenamento da atividade turística no município de Itacaré.
 
Esse foi o objetivo do seminário realizado nesta segunda-feira, no auditório do Hotel Ecoporan, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, O evento foi destinado a pessoas dos mais diversos segmentos voltados para o setor turístico.
 
E como desdobramento do seminário, estão sendo realizados atendimentos ao público por técnicos da Coordenação Regional do Ministério do Turismo (Setur), referente ao cadastro dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur. Nesta terça-feira, dia 28, o atendimento está sendo feito das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e na quarta, dia 29, será das 9 às 12 horas, na sede da Secretaria de Turismo de Itacaré.
 
O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
 
O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal.
 
De acordo com as leis 11.771/08 e 8.623/93), o cadastro é obrigatório para as seguintes atividades: Agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos
 
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares e similares, centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares, parques temáticos aquáticos, empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer, marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico, empreendimentos de apoio à pesca desportiva, casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística, prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadores especializados em segmentos turísticos.