Itacaré, cidade perfeita para curtir o verão

novaruapituba
Pituba.

Um dos principais centros turísticos do litoral Sul do Estado da Bahia, Itacaré situa-se a cerca de 250 km da capital Salvador, na encantadora região da Costa do Cacau – com morros cobertos por Mata Atlântica, boas ondas e praias paradisíacas, é um dos destinos preferidos dos surfistas no Brasil.

Hoje a cidade vive essencialmente do turismo e da pesca, mas a antiga Orla de Itacaré, já foi um dia porto de comércio de cacau. Embora mal preservados, na Avenida Castro Alves, ainda é possível observar antigos edifícios do Brasil Colonial, como é o caso da Igreja de São Miguel – construída em 1723. Tramita na prefeitura um projeto que visa requalificar toda a orla, o que mudará a imagem da cidade e atrairá muito mais turistas.

Passarela da Vila
Passarela da Vila.

A cidade oferece aos turistas mais de 15 belas praias, formadas por uma sucessão de morros cobertos por coqueirais e Mata Atlântica preservada. As praias “urbanas” próximas ao centro são: Praia da Concha, mas logo a seguir, chega-se às praias do Resende e Tiririca (points preferidos dos surfistas), Praia do Costa e a Praia da Ribeira – local onde o rio encontra o mar (*a partir do centro, dá para chegar nessas cinco praias facilmente a pé ou de carro).

Seguindo com o que fazer, as praias mais selvagens estão a pouco mais de 15 km ao Sul de Itacaré, são elas: Praia de Jeribucaçu (um dos cartões-postais de Itacaré), Praia da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho – essas cinco praias são acessíveis somente por trilha (recomendamos fazer esses passeios com guia credenciado).

Praia da Concha.
Praia da Concha.

Para finalizar o dia, a dica é o pôr-do-sol na Ponta do Xaréu – entre a Praia da Concha e a Praia da Coroinha – o mirante da Ponta do Xaréu, está a pouco mais de 3 minutos de caminhada da Orla de Itacaré. Imperdível!

images-1
Mirante do Xaréu.

Para os apaixonados por turismo e aventura, a região também oferece algumas cachoeiras. As mais bonitas e famosas são: Cachoeira de Tijuípe (situada entre Itacaré e Serra Grande), Cachoeira do Rio do Engenho ou Cleandro e Cachoeira da Usina e a Cachoeira de Noré (propícia para a prática de rapel) em Taboquinhas.

images-4
Usina.
images-3
Noré.

Para quem gosta de Adrenalina indicamos o rafting no distrito de Taboquinhas, localizado há 26 km da sede, com estrada pavimentada e com uma bela vista para a Mata Atlântica preservada.

mg_4261-768x367

mg_4174-768x512

download

Como mencionado, Itacaré fica na região da Costa do Cacau, a 75 km (cerca de uma hora de carro) do Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado. A partir daí, você pode pegar um táxi, transfer ou ônibus. Para quem procura conforto e autonomia, a melhor opção é alugar um carro e seguir viagem pela Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001).

#partiupelomundo

#fotografiasdaweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *