Taboquinhas Informa

Taboquinhas Informa

26 de setembro de 2018

Produção do Juacas doa materiais para o Centro Cultural de Taboquinhas

Taboquinhas vai ganhar um Centro Cultural, que funcionará no antigo Casarão da Cantagalo, na Rua do Comércio, um local onde será implantado um museu com a história da cidade e da lavoura cacaueira, espaços para cursos profissionalizantes e auditório para atividades culturais, área de lazer e também um espaço onde será montada uma mini-fábrica de chocolates e doces, garantindo a oportunidade de geração de emprego e renda no município. O Centro Cultural de Taboquinhas será construído pela Prefeitura de Itacaré, com o apoio de empresas que valorizam a história e a cultura do município.

E na manhã da segunda-feira foi dado mais um grande passo para a construção do Centro Cultural. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, recebeu da Cine 2 Produção Cinematográfica, empresa responsável pela gravação da série Juacas, a doação de materiais de construção que serão utilizados a reforma do prédio. Na lista de materiais doados estão a areia, brita, cimento, piso, argamassa, rejunte e barras de vergalhão. O ato de assinatura do termo de doação dos materiais aconteceu no distrito de Taboquinhas, contando com a presença de representantes da Cine 2, da Associação de Surf de Itacaré e também de estudantes, atletas, professores, artistas e agentes culturais do município.

Antes de iniciar as gravações da segunda temporada da série Juacas em Itacaré o prefeito Antônio de Anízio apresentou à direção da Cine 2 o projeto de construção do Centro Cultural de Taboquinhas, solicitando a parceria e destacando a necessidade desse espaço como forma de incentivar a cultura do distrito, propiciar espaços de lazer e garantir a qualificação profissional para gerar mais emprego e renda. E a Cine 2 se comprometeu desde então a ser parceira do projeto. Além de fazer a doação dos materiais, a empresa também entregou ao prefeito Antônio de Anízio uma prancha de surf com assinaturas de todo o elenco da série Juacas. A prancha vai ser um dos acervos do Centro Cultural de Taboquinhas.

Antônio de Anízio agradeceu aos diretores e a todo o elenco do filme não somente pelas doações que serão fundamentais para realizar o sonho de construir o Centro Cultural, mas também por projetar a cidade para o mundo, realçando as belezas naturais e destacando o potencial turístico de Itacaré. E já colocou a cidade como parceira para novas gravações e novas temporadas. Também agradeceu por utilizar atores e figurantes da cidade e por movimentar a economia do município, contribuindo com o turismo e a cultura local.

Juacas é uma das séries de maior sucesso no mundo e Itacaré foi escolhida mais uma vez para ser cenário dessa produção. A série estreou no dia 3 de julho de 2017 no Brasil e na América Latina, pelos canais fechados no Disney Channel e Disney XD. E desde 21 de julho do ano passado, faz parte do bloco Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio desse ano pelo canal fechado SIC K. Também está sendo exibido com sucesso em diversos países da Europa.

12 de setembro 2018

Atletas de Taboquinhas conquistam pódio na Meia Maratona da Costa do Cacau

Taboquinhas mais que nunca, tem se destacado no Atletismo Baiano e sempre sobe ao pódio. Desta vez foi na Meia Maratona da Costa do Cacau, que ocorreu na rodovia Ilhéus a Itabuna no último domingo, dia 09.

89 atletas participaram da competição. E os jovens Victor Manuel e Jhon Lenon conquistaram o 2° e 3° lugar na categoria de 16 a 19 anos nos 21 quilômetros.

Os jovens que representam a Equipe “Aço Puro”, do Técnico Tiago Andrés, mais uma vez superação os obstáculos e representaram muito bem o município, levando o nome de Taboquinhas.

07 de setembro de 2018

Desfile da Independência homenageia personalidades de Taboquinhas e a cultura local

O Desfile da Independência do Brasil, realizado na última sexta-feira, dia 07 de Setembro, com participação das escolas públicas, reuniu a comunidade em um momento ímpar, onde diversas homenagens foram realizadas, entre elas, a cultura local, como religiões, apresentações culturais como o Terno de Reis, atividade da agricultura familiar, como o cultivo do cacau e as personalidades que marcaram e marcam o distrito. Na ocasião também foi contada a história de Taboquinhas e como evoluiu com o tempo.

Com o Tema,  “Taboquinhas, quem somos!” do Projeto Identidade, o desfile 2018 comemorou os 196 anos do grito de independência as margens do Rio Ipiranga.

Além das alas culturais e homenagens locais, o desfile contou com a ala das bandeiras de cada estado da federal e do Distrito Federal, além das bandeiras do município, da Bahia e do Brasil. O desfile também contou com participação da FANPET – Fanfarra Percussão de Taboquinhas, com participação dos jovens.

Entre os homenageados estavam,  Padre Edgar, Sr. Machado, Sr. Nelson, Zé de Nezito, Bráulio Setúbal, Dona Rosilda, Dona Bite, Dona Rene, Jairo Coutinho, José Lito, Dona Lucia, Dona Mariquinha, Sr. Bonga, Sr. Marivaldo, Sr. Oscar, José Bonfim, Dr. Antônio, Maria Amélia, D. Avany, professora Maria Anita, Sr. Crescêncio, Sr. Louro Pascoal, Sr. Plínio, Sr. Reginaldo Melo, Nelson Lira, Sr. Nolca, Tiago Andrés, Pedro Setúbal, Antônio de Anízio, entre outras personalidades que fizeram e fazem parte da história cultural, politica e  econômica. E entre os destaques estava a homenagem em memoria a Rafael Mota Barros, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito do município, que faleceu há pouco tempo e há muitos anos havia escrito um hino para Taboquinhas. Representado por seu filhos, Marcelo e  Cau e Dona Lígia (popular Bezita), a Escola Paulo Souto e a comunidade presente cantaram pela primeira vez o hino que Taboquinhas quando se tornar cidade terá oficializado.

Se fizeram presentes no evento, os vereadores Seu Luís, Givaldo e Hamilton Paixão, a Secretária de Educação, Joselita Santana, a Sub-secretária Alessandra Machado, além de representantes do esporte e da cultura.

31 de agosto de 2018

Noite de terror: dois mortos e um ferido em Taboquinhas

Dois mortos e um ferido, este é o saldo da noite desta sexta-feira, dia 31, em Taboquinhas. Segundo informações, entre quatro e cinco elementos encapuzados invadiram uma casa na Rua da Baixa da Gia, no Bairro São Borges e dispararam diversos tiros, levando de imediato ao óbito o jovem conhecido como “Mier”, de 16 anos. Miguel Luz, popular Mineiro e o irmão foram baleados e levados para o Hospital Gabriel Mota Barros. Mineiro não resistiu e o irmão que foi identificado apenas como “Jhe” foi levado pelo SAMU para o Hospital Costa do Cacau.

Ainda segundo informações, os autores do crime não foram identificados e fugiram em direção desconhecida. A Polícia Militar de Taboquinhas fez buscas mas não obteve êxito e seguiu no local para preservar a cena do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e os corpos foram encaminhados para para o Instituto Médico Legal (IML) de Ilhéus.

28 de agosto de 2018

Atletas de Taboquinhas conquistam 7 medalhas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares

Os atletas, Diogo Almeida, Evila Michele, Helton Nascimento e John Lenon, competiram no sábado, dia 25, em Simões Filho, da Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2018, que definiu a equipe que representará a Bahia na Etapa Nacional em Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de novembro.

Ao todo a equipe de Taboquinhas conquistou 7 medalhas, sendo 5 ouros e 2 bronzes. Diogo ficou em primeiro lugar nos 75 e 250 metros, Evila ficou em primeiro lugar nos 400 e 800 metros, Helton ficou em primeiro lugar nos 400 metros e terceiro no salto em distância e John Lenon em terceiro lugar no lançamento de disco. Os jovens da Equipe Aço Puro, do professor Tiago Andrés, representaram o Colégio Estadual de Taboquinhas e a Escola Paulo Souto.

Os atletas contaram com o apoio do prefeito Antonio de Anízio, Romário Damasceno, Josimar Vasconcelos e Colégio Estadual de Taboquinhas. Com agradecimentos ao Instituto de Educação Paulo Souto, Encantos Turismo, Bahiater, Anaiely Freire.

26 de agosto de 2018

Com sucesso da música “alô mô”, Vitrine do Amor atrai multidão para Rua de Palha

As Bandas, Rone o Seresteiro, Toque Baiano e Zé dp Arrocha também se apresentaram na noite deste sábado. E neste domingo o paredão foi quem animou a galera.

26 de agosto de 2018

Missa Solene e Procissão marcam os festejos de São Roque

Os festejos em comemoração ao Padroeiro de São Roque, em Rua de Palha, teve a culminância na noite deste sábado, dia 25, com a missa solene e a caminhada de fé pelas ruas do povoado. O evento contou com presença de autoridades municipais, como o prefeito Antonio de Anízio e vereadores, além da presença da comunidade local e da região. A celebração foi ministrada pelo Padre Ednaldo e pelo Diácono Nelson.

Foram ao todo, nove noites de novenário realizado com abordagem de diversos assuntos. Concretizando-se em um festejo de sucesso na pequena comunidade de Rua de Palha. Dando prosseguimento aos festejos, as Bandas, Vitrine do Amor, Toque Baiano, Rone o Seresteiro e Zé do Arrocha se apresentaram na praça com presença de uma multidão.

26 de agosto de 2018

Taboquinhas agora conta com uma Associação de Turismo de Base Comunitária

Foi inaugurado sexta-feira, a sede da Associação Taboquinhense de Desenvolvimento do Turismo Comunitário – ASTATURC. Entre os convidados estavam o vereador Hamilton Paixão, o Secretário de Turismo, Júlio Oliveira e equipe, Camila do Projeto Recicla de Itacaré, além de presidentes de associações dos produtores rurais e comunidade.

O evento foi marcado pelas propostas apresentadas na fala do vice-presidente da Associação e proprietário da Ativa Aventuras, Otto Hassler, que agradeceu o empenho e a parceria dos envolvidos na organização do evento e disse que somente foi possível a concretização desta obra, graças aos investimentos na construção patrocinada pela VSocial Fundation da Alemanha e da ajuda da ONG IST-BB e Ativa Aventuras.

O Grupo Luanda de Capoeira, o Grupo de Dança Afro e a Banda Coisa e Tal se apresentaram na inauguração. As crianças foram contempladas com um pula-pula e não faltou o lanche natural acompanhado do suco também natural.

O Secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, defensor do Turismo de Base Comunitária, assim como na fala de Otto ressaltou a importância dessa atividade para a melhoria de vida da população local, com o fortalecimento do turismo (TBC). Parabenizou a todos os envolvidos e disse que está junto, que a associação pode contar com a Prefeitura de Itacaré e a Secretaria Municipal de Turismo.

Antes da apresentação dos palestrantes, o presidente Antonio Alberto falou que um dos objetivos da associação é oferecer cursos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, curso de informática, de meio ambiente, e outros, mas que a ASTATURC precisará de investidores e também de profissionais voluntários para esta obra social.

Doutor José Carlos falou sobre a higiene pessoal e da questão limpeza urbana e o consumo de água contaminada; Landualdo falou sobre as pessoas se unirem em defesa da melhoria de vida da população, citando o exemplo do Movimento Popular Pró-Taboquinhas, que através de várias reivindicações conseguiu com o então Gov. Jaques Wagner, o asfaltamento da BA 654, trecho Itacaré Taboquinhas; Miguel Bonfim falou da sua experiência como agricultor e das ações desenvolvidas pela Associação do São Gonçalo, a qual está presidente; Osvaldo de Brito, palestrou com slides sobre a ação desenvolvida pela ASTATURC da Bacia de Evapotranspiração – BET (fossa de bananeiras) e mostrou a importância ambiental e os benefícios que ela representa para a população. Sendo que os custos para sua elaboração são baixíssimos apresentando os valores e em seguida mostrou um exemplo construída na sede da associação; A representante do Projeto Recicla de Itacaré falou do trabalho desenvolvido e da proposta de extensão para Taboquinhas, convidando a comunidade para participar do Dia Mundial da Limpeza que acontecerá no dia 15 de setembro.

 

24 de gosto de 2018

Vestido na camisa do Movimento Pró-Taboquinhas, vice-governador garante pavimentação de Taboquinhas a BR-101

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), esteve em Itacaré nesta sexta-feira, dia 24, acompanhando a caravana de campanha da reeleição de Rui Costa e campanha de eleição dos Senadores Jaques Wagner e Ângelo Coronel. Na oportunidade João Leão lembrou a época que era secretário de infraestrutura do Estado, no mandato do ex-governador Wagner, que pavimentou a BA-001 no trecho Itacaré a Camamu, inclusive com a construção da ponte do Rio de Contas na época e a pavimentação da BA-654, trecho Taboquinhas a Itacaré.

Vestido a camisa do Movimento Popular Pró-Taboquinhas, João Leão pediu que o deputado estadual, Rosemberg Pinto, lesse o que estava escrito.  “Taboquinhas quer a pavimentação da BA-654 até a BR-101, Aurelino Leal e Ubaitaba”, leu Rosemberg. “Wagner fez o primeiro trecho e Rui vai mandar fazer até o resto. Agora eu quero uma coisa de vocês, quero aqui em Itacaré a maior vitória de Rui na Bahia”, concluiu o vice João Leão.

20 de agosto de 2018

Exemplo de superação, Chapecoense conquista o título do Campeonato de Taboquinhas

Taboquinhas realizou neste domingo, dia 19, a final do Campeonato Amador de Futebol, uma competição que reuniu 10 equipes das diferentes comunidades, da sede e da zona rural, numa das maiores copas já realizadas no município. A festa premiou não somente os quatro melhores times da competição, como também o goleiro menos vazado, o artilheiro do campeonato, os jogadores mais novos e o mais velho em campo e ainda os organizadores da competição. A realização foi da Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Câmara de Vereadores.

A Chapecoense foi a Campeã da competição 2018, superando duas derrotas na primeira fase do campeonato, onde lutou muito para conseguir se classificar e superar as equipes tradicionais e recebeu o prêmio de cinco mil reais. Em segundo lugar ficou o Manchester, que ganhou três mil reais. Na terceira colocação ficou o time do São Roque, que ganhou dois mil reais, e em quarto lugar ficou a equipe do São Paulo, que recebeu o prêmio de mil reais.

O Campeonato de Futebol Amador de Taboquinhas foi iniciado no dia 15 de abril e reuniu equipes de diferentes localidades, dos distritos e da zona rural de Itacaré. Além de promover a competição, integrando os desportistas de todo o município, reunindo as torcidas, num momento de lazer e confraternização, a Prefeitura de Itacaré também fez a entrega dos uniformes para as equipes participantes.

O prefeito Antônio de Anízio parabenizou a todos os envolvidos no campeonato, desde os organizadores, os atletas e também os torcedores que incentivaram os times e os jogadores. Ele destacou a importância do esporte para crianças, jovens e adultos e considerou o Campeonato de Futebol Amador de Taboquinhas como um instrumento para promover mais opções de lazer e entretenimento para a comunidade e desportistas, além de garantir a integração entre moradores e jogadores de todo o município. O prefeito também anunciou já para o início do próximo ano a colocação de todo o gramado no campo, para o local ficar ainda melhor. Tudo isso, segundo ele, para que grandes talentos do futebol possam continuar sendo revelados no município. Antônio de Anízio também fez um relato de grandes nomes do esporte em Taboquinhas e Itacaré e disse ter a esperança que uma nova geração do esporte seja revelada a partir desses incentivos.

14 de agosto de 2018

Victor de Taboquinhas conquista o 1º lugar na Corrida Rústica de Arraial D’Ajuda

Aconteceu no último sábado, dia 11, a 29ª Corrida Rústica do Arraial D´Ajuda, o evento reuniu mais de 800 atletas de várias cidade e estados e até competidores de outros países, atletas profissionais e casuais que disputaram 5Km e 10Km. E o jovem Victor Manuel Oliveira Santana, de Taboquinhas, componente da Equipe Aço Puro do Técnico Tiago Andrés, conquistou neste final de semana o 1º Lugar na faixa etária de 16 a 19 anos masculino, nos 10 quilometros na 29ª Corrida Rústica de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro.

Emoção, história, charme e tradição, desde 1990. A Corrida Rústica de Arraial d’Ajuda é uma das maiores e mais tradicionais da Bahia, mistura esporte e Fé, pois a mesma foi fundada com intuito de agregar um evento esportivo aos festejos de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira do distrito.

O resultado dessa mistura cultural foi uma sofisticada variedade de opções de esportes, lazer, gastronomia e de hospedagem, sem perder o charme e o jeito autêntico de Arraial.

13 de agosto de 2018

Psirico e Boteco das Amigas animam os foliões na Mica Folia 2018 de Taboquinhas; confira os clicks

Ao som das Banda Boteco das Amigas, Karamba na Kara, Psirico, Quarto Ligth, Banda Amassa e JP no Caprixxo,  os foliões curtiram os três dias do evento que aconteceu em Taboquinhas, na Mica Folia 2018. Aproximadamente 20 mil pessoas passaram por Taboquinhas nos três dias de festa. E além das atrações no palco a galera pôde curtir os blocos Pega Leve, Spanka, Kuviteiras, D Lira e Vem com Nois.

Confira os clicks da galera!

08 de agosto de 2018

Devotos de Taboquinhas vão em romaria louvar o Padroeiro de Bom Jesus da Lapa

Católicos de Taboquinhas que são devotos de Bom Jesus embarcaram no dia 31 de julho rumo a cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, onde chegaram na tarde do dia 01 de agosto. Os fieis permaneceram na cidade do dia 01 ao dia 06, quando é comemorado o padroeiro com missas e caminhada de fé.

A tradição da romaria saindo de Taboquinhas para o oeste do estado, acontece há muitos anos com a história do antigo fazendeiro já falecido, Juvenal Figueiredo Sampaio, que segundo relatos, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença o atingiu, Juvenal e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.

Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu uma data, para assim, quando os romeiros chegassem da Lapa fosse comemorado o padroeiro de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

A VIAGEM

São 625 quilometros de estrada, passando por diversas cidades e com algumas paradas, tendo a duração de aproximadamente 14 horas de viagem. Logo percebe-se, pela vegetação, que já saímos da região sul para o oeste, com a paisagem do sertão e o clima típico do semiárido, o verdadeiro calor. No decorrer da viagem passamos por outras romarias de nossa cidade, de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. Chegando em Bom Jesus da Lapa, logo vemos no semblante dos católicos a alegria de estar na cidade que se torna a capital baiana dos católicos, onde milhares vem fazer agradecimentos, cumprir promessas e fazer os pedidos.

A Esplanada é tomada todos os dias, desde as 4h30 da madrugada até o fim da tarde com celebrações. E as grutas são os encantos da Lapa, com obras feitas com certeza pelas mãos de Deus. Não poderia deixar de citar a subida ao Morro do Cruzeiro, onde fieis passam por cavernas e pedreiras imensas, mais uma obra de Deus. E lá em cima o principal é orar e em seguida bater na pedra, que corresponde ao som de um sino, mas nem todos tem coragem, pois a tradição diz que se o som não for emitido a pessoa não volta a cidade.

Outro atrativo da cidade é o passeio de charrete até o Rio São Francisco, onde as pessoas tentam se refrescar e fazem passeios de barcos. O mercado municipal é outra opção para conhecer as comidas típicas da região. E para quem gosta também tem a feira livre onde se acha um pouco de tudo.

E sabe qual é o pedido mais feito ao Bom Jesus, e esse sem segredo? O de voltar no próximo ano, porque todos que vão uma vez querem voltar sempre que puder.

Matéria/Fotografias – Albert Queiroz

31 de julho de 2018

Festejos de Bom Jesus são abertos com missa e apresentação cultural

Os festejos em honra ao glorioso Bom Jesus de Taboquinhas tiveram início no sábado, dia 28, com missa solene com presença do Padre Ednaldo e do Diácono Nelson e com apresentação cultural do Bumba Meu Boi (trazido pela devota do Bom Jesus, Dona Elizete Gonçalves) após a celebração. 

Este ano o tema central aborda “Cristãos leigos e legas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do reino. Sal da Terra e Luz do Mundo. As noites tem convidados especiais, sendo moradores de cada rua do distrito e comunidades vizinhas.

Segundo relatos, Bom Jesus passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio (em memória), e um grupo de amigos bem próximos, que foi a pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade. Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia do padroeiro, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas (06/08), e assim como diz a tradição, acontece todos os anos, são nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

A Igreja Católica de Taboquinhas comemora neste ano de 2018, 69 anos da construção do templo em homenagem a chegada da imagem do Bom Jesus da Lapa.

 

26 de julho de 2018

Boatos sobre possíveis sequestradores de crianças se espalha como uma pólvora

Nos últimos dias, uma onda de boatos sobre sequestros de crianças tomou conta de boa parte das rodas de conversa, redes sociais e grupos do aplicativo WhatsApp. Em Itacaré não se fala em outra coisa.

São milhares de áudio, a maioria falando de uma suposta mãe, que teria tentado pegar o filho, que estava na Escola Estadual Doutor Florisval Francisco De Jesus, no centro de Itacaré,  quando um casal em um carro preto tentou tomar a criança da mãe, e a mesma conseguiu escapar correndo para o supermercado Center, e os sequestradores, teria fugido em um carro preto, dirigido por um homem. No mesmo dia surgiu outro boato, de que um casal teria tentado sequestrar uma criança na Vila Marambaia, no km 06, e que a mãe teve de lutar com a criminosa para evitar o sequestro.

O boato também vem circulando outras cidades da região. Há relatos de moradores de Aurelino Leal, Ubaitaba, Maraú e no distrito de Algodões, onde sequestradores em carro preto teriam tentado raptar crianças nas localidades.

Esse boato, alguém sem responsabilidade criou a partir de outro boato que está circulando na região, que seria muito similar à vários outros que já circularam em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e outras. Em nenhuma das cidades foi registrado algum Boletim de Ocorrência sobre  qualquer tentativa de sequestro, confirmando que é apenas mais um boato virtual.

E os boatos continuam. Na tarde desta quinta-feira, dia 26, foi em Taboquinhas, onde algumas pessoas relataram ver carros estranhos rondando o Pé da Pancada e o trecho até Taboquinhas, causando pânico entre pais, amigos e familiares. Inclusive a PM de Taboquinhas abordou um dos veículos, onde averiguou e constatou ser de um morador de Itacaré.

A Polícia Civil tem que instaurar um inquerito contra estas pessoas que reproduzem Fake News intensamente nas redes sociais sem averiguar e muitas vezes sem maldade, porém, deve pensar e analisar o quê publica na internet.

23 de julho de 2018

Aço Puro é OURO e faz a melhor campanha do atletismo de Taboquinhas no Baiano

Os atletas de Taboquinhas, Evila, Diogo e Eline representaram o município e foram OURO no Campeonato Baiano Caixa Sub 16, realizado em Simões Filho neste domingo, dia 22.

Os 3 bravos atletas são da Equipe Aço Puro e fizeram a melhor campanha de uma equipe de Taboquinhas em campeonatos baianos com 5 medalhas todas OURO. Os resultados foram:

Evila Michele – Campeã nos 75 e 1000 metros rasos;

Diogo Almeida – Campeão nos 75 e 250 metros rasos;

Eline Freitas – Campeã do salto em distância.

Os atletas agora se preparam com a equipe para os Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá no dia 25 de agosto, também em Simões Filho e anseiam por uma possível convocação para o Campeonato Brasileiro Sub 16, que acontecerá em Fortaleza no final de setembro.

15 de julho de 2018

Ex-diretor do Hospital de Taboquinhas denuncia nepotismo na prefeitura

Anísio Sampaio que até este sábado, dia 14, era Diretor Administrativo do Hospital Gabriel Mota Barros, em Taboquinhas, denunciou na internet o crime de nepotismo cometido pelo prefeito Antonio de Anízio na Prefeitura de Itacaré, que contratou a sobrinha Gismara Bispo Damasceno, matrícula 6880, como recepcionista do hospital com o salário de R$ 2.400,00 e que os proventos era maior que o dele de diretor.

Vale salientar que Anísio era diretor do hospital desde maio de 2016 no mandato do ex-prefeito Jarbas Barbosa.

Segundo Anísio, ele questionou ao prefeito o valor de seu salário devido a responsabilidade e o compromisso que é administrar um hospital e pediu que fosse igualado e foi demitido.

“Pessoal hoje deixei a administração, mas o que o meu desgaste foi isso. É melhor sair fazendo um bom serviço do que deixar as coisas acontecerem. Saí sim, ele disse que não podia igualar o meu salário ao dela”, delcarou Anísio em um grupo do whatsapp.

 

14 de julho de 2018

Carona agride estudante em transporte escolar de Taboquinhas

Uma mulher que estava pegando carona no ônibus do FNDE  (transporte escolar) da rede de ensino pública de Taboquinhas, no município de Itacaré, agrediu uma estudante de 20 anos após suspeita de agressão a sua filha de apenas 5 anos. O caso aconteceu na última quinta-feira, dia 12, na Praça Nativo Vieira, quando o veículo seguiria para a região do Cachimbo Seco.

Não identificada por nossa equipe, a estudante recebe diversas gargueladas e após 9 minutos de discussão é agredida com diversos tapas na cara. Após as agressões, o motorista separou a briga e afastou a mãe “revoltada”, que desabafou dizendo que a filha não queria ir para a escola com medo e constrangida com a situação que acabou não sendo explicada.

“Estou acima da lei e por minha filha eu e o pai dela, mata e morre. Por isso não dei queixa”, disse a mãe, que também não foi identificada por nossa equipe.

O vídeo de 9 minutos e 38 segundos gravado por um estudante não identificado está circulando nas redes sociais e chegou a nossa equipe como uma denuncia, onde uma carona agride uma estudante sem interferência de nenhum responsável. “E se a mãe estivesse com uma faca, um estilete, ou até mesmo uma arma? Teria acontecido o pior?”, desabafa a fonte.

Será que o caso já chegou ao Secretário de Transportes e a Secretária de Educação do município? Quais medidas foram tomadas? Outras pessoas podem utilizar de um veículo exclusivo para estudantes adquirido através do FNDE?

08 de julho de 2018

Jovens de Taboquinhas conquistam 1° e 3° lugar na Corrida do Fogo em Ilhéus

Os jovens Victor Manuel Oliveira Santana e Jhon Lenon Conceição dos Santos participaram no último sábado, dia 07, da Corrida do Fogo na Categoria Juvenil, realizada em Ilhéus.

Foram 7.3 quilômetros corridos entre diversos atletas. Victor conquistou o 1° Lugar e Jhon conquistou o 3° Lugar.

Vale lembrar que os jovens são da Equipe “Aço Puro” e são treinados pelo Professor Tiago Andrés.

06 de julho de 2018

Divulgação de pagamento dos funcionários da Prefeitura de Itacaré desperta bandidos

A divulgação de pagamento dos funcionários da Prefeitura de Itacaré vem despertanfo bandidos para planos de assaltos na BA-654, trecho Taboquinhas a BR-101, estrada que está em condição quase intrafegável e coloca a vida das pessoas em risco.

Em nota uma moradora de Taboquinhas questiona. “O nosso município é o único que divulga nas redes sociais a saída de pagamento da prefeitura e assaltantes, com a certeza de que não vão voltar de “mãos abanando” entram em ação imediata”, declarou Joyce Silva.

“Ontem, dia 05, estava vindo de Ubaitaba no horário das 16:30, no ónibus da Cidade Sol, (lotado de pessoas em pé, muitas crianças e idosos) logo na famosa área da Cascalheira, quando três homens armados abordaram violentamente um senhor que vinha numa moto logo a frente do ónibus. O motorista ao ver o que estava acontecendo e prevendo um assalto também, bruscamente deu uma ré até a entrada da BR 101 e foi buscar a ação da polícia para nos dar segurança na estrada . Quando a viatura chegou no local, os bandidos evacuaram com velocidade para dentro da mata e pudemos seguir até nosso destino”, declarou Joyce mais uma vez.

Esta não foi a primeira vez que a divulgação do pagamento foi alvo de críticas devido os constantes assaltos na BA-654. Cabe ao prefeito e ao secretário de comunicação montar uma estratégia e se quiser continuar com a divulgação, que divulgue 7 ou 10 dias depois do depósito em contas.

03 de julho de 2018

Atleta de Taboquinhas baixa o tempo e chega em 5º na Elite do Cacau Running

Victor Manuel Oliveira Santana, de 19 anos, correu no último sábado os 5 quilômetros da Corrida Cacau Runnig Night Run 2018 e baixou o tempo de 19 minutos para 17 minutos e 33 segundos, chegando na 5ª Posição da Elite da competição. Victor correu representando o Bar de sua mãe Eliana, Blend Bar.

Victor participa de corridas de fundo há uns 2 anos e vem se desenvolvendo e demonstrando bons resultados. Esse menino vai longe, mas precisa ainda mais do apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura. 

 

03 de julho de 2018

Animal provoca acidente na BA-654, Taboquinhas a Itacaré

Um pai de família identificado apenas como Galego que conduzia uma motocicleta, sofreu um acidente na noite desta segunda-feira, dia 02, por volta das 18 horas.

Galego colidiu em cheio com um cavalo há aproximadamente 1 km de Taboquinhas na região da Porteira da Usina, onde proprietários irresponsáveis criam cavalos, éguas e gados soltos, podendo causar uma grande tragédia.

Galego que teve fratura grave na perna esquerda e foi encaminhado para o Hospital de Taboquinhas e em seguida transferido para o Hospital do Cacau, disse a nossa equipe que foi surpreendido pelo animal na curva, sendo que tentou desviar, mas acabou colidindo no fundo do animal.

Deixamos aqui um alerta aos condutores de quatro rodas, mas em especial aos motociclistas que transitam na BA-654, que sempre fiquem atentos da Região da Aldeia até Taboquinhas, pois este trecho é onde mais ficam animais soltos. E quando a Polícia Rodoviária Estadual vai tomar uma atitude?

 

20 de junho de 2018

Tiago do Atletismo é homenageado na Câmara em reconhecimento ao trabalho voluntário com o atletismo

A Câmara de Vereadores de Itacaré entregou três moções de aplauso nesta terça-feira, dia 19, em uma Sessão Especial, entre os homenageados estava Tiago Marcel Andrés Ferreira, Policial Militar da 72ª Companhia Independente de Polícia que faz um trabalho voluntário com os jovens através do atletismo, que e, sendo destaque em competições regionais, estaduais e até nacionais.

A moção aconteceu após a indicação 001/2018, do vereador e Presidente da Câmara, Lenoildo Ribeiro, o popular Canelinha, que foi aprovada por unanimidade em plenário.

“Me sinto feliz em estar aqui recebendo esta homenagem, mas gostaria de cobrar mais desempenho da gestão com o esporte. Estive nesta casa legislativa por três vezes, e todas elas sendo recebido com muito carinho e em momentos de alegria”, declarou Tiago. 

“O investimento no esporte é muito importante para garantir um futuro melhor para nossos jovens, desviando o pensamento deles das atividades ruins que as vezes lhes são oferecidos. O esporte transforma vidas e evita um trabalho maior no futuro. Por isso, é com muito prazer que entregamos essa moção de aplauso ao professor Tiago do Atletismo”, declarou Canelinha.

 

15 de junho de 2018

Prefeitura começa a preparar sala no Hospital de Taboquinhas para instalar Raio-X

Após dois anos de comprado pela prefeitura e um ano de cobrança do Site Taboquinhas Informa, a Prefeitura Municipal começa os preparativos em uma sala do Hospital Gabriel Mota Barros para instalar os equipamentos de Raio-X, que tiveram aquisição anunciada em 2015 ainda quando foi anunciada a instalação da Base do SAMU 4 X 4 no distrito.

Na época foi anunciado o lançamento da pedra fundamental, construção do Centro de Diagnóstico de Raio-X e Ultrassom através de convênios.

Como preparar uma sala de Raio-X

A blindagem de sala de raio x pode ser feita com vários ítens e diferentes produtos. Tudo vai depender do projeto de blindagem. O projeto de blindagem de sala de raio x deve ser feito por um físico capacitado.

É muito importante que o empreendedor que investe no setor conheça as normas e regulamentações para o funcionamento autorizado das salas de raios x. É recomendável a leitura atenta da portaria 453/98. Ela é muito esclarecedora. A blindagem de sala de raio x é extremamente importante, não só porque os feixes de raios x atingem as paredes e os envolvidos, mas também porque esses feixes não podem ultrapassar os limites da sala. Quando não há blindagem eficaz, ocorre o vazamento da radiação, o que é muito prejudicial à saúde das pessoas.

Podem estar no projeto de blindagem de sala de raio x vários itens que a Vilson Proteção Radiológica comercializa, como:

Massa ou argamassa baritada;
Lençol de chumbo, também conhecido como manta de chumbo;
Visor plumbífero;
Porta radiológica de abrir;
Porta radiológica de correr;
Porta radiológica com visor;
Biombo plumbífero reto;
Biombo plumbífero curvo;
Biombo odontológico;
Sinaleiros ou sinalizadores de “salas em uso”;
Negatoscópio;
Exaustor;
Lanterna de segurança redonda para câmara escura;
Lanterna de segurança quadrada para câmara escura;
Acessórios.

 

09 de junho de 2018

Corpo de servidor público é encontrado em Taboquinhas

O servidor público municipal, Moacir dod Santos Silva, o popular Cica, foi encontrado morto pelo filho na tarde deste sábado, dia 09, por volta das 15h30. Segundo o menor de 17 anos, quando ele chamou e viu que o pai não veio atender, ele abriu a janela da frente, se deparando com o corpo na cozinha.

A última vez que haviam visto Cica foi na noite de quinta-feira na panificadora. Neste mesmo dia, Cica que era Agente Comunitário de Saúde da Prefeitura Municipal ainda trabalhou.

A morte foi por causas naturais e pelo que aparentava já havia 2 dias do acontecido. Cica foi encontrado centado próximo a pia da cozinha, onde aparentava estar lavando prato e prepara do almoço, já que havia carne cortada na mesa. A Polícia Militar esteve no local e contactou a médica de plantão, que após descartar a possibilidade de homicídio deu o laudo de óbito a família.

Devido a situação, o sepultamento teve que acontecer na noite de sábado, onde familiares e amigos estiveram presentes para dar o último adeus ao grande Cica.

O prefeito Antonio de Anízio declarou Luto Oficial, onde lamentou a partida prematura do servidor do compromissado com o que fazia.

31 de maio de 2018

Saiba qual a importância de criar novos municípios no país

Quem reside em um distrito bem sabe como que são os serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos. Os recursos primeiro chegam a sede, para depois (em segundo plano) serem enviados para os distritos e áreas rurais, o que afeta a qualidade da educação, saúde, cultura, esporte e infraestrutura da comunidade.

Para se ter uma ideia o Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, o território é tão grande que representa a área de dezenas de países somados, estando entre os maiores países, sendo eles: Austrália, Rússia, Canadá, Estados Unidos e a China.

Mas quantos municípios existem em nosso Brasil? 5.570 municípios. Enquanto a França, que é menor que o Estado da Bahia, tem mais de 36 mil municípios, fazendo com que o país seja um dos mais desenvolvidos do mundo por ter a renda e os serviços públicos bem distribuídos, pois os municípios chegam no máximo a 36 km² e no mínimo a 15 km² de extenção territorial e o Brasil com municípios de até 2.000 mil km². A Alemanha por exemplo, tem 16 mil municípios, o Estados Unidos tem 34 mil municípios e a Itália 9.900 municípios.

E qual o processo para emancipar, incorporar, fazer fusão ou desmembramento de um distrito?

A Constituição Federal de 1988, Artº 18 § 4º, concedeu aos Estados a prerrogativas de criar municípios. A responsabilidade era do Executivo Estadual e das Assembleias Legislativas.

§ 4º – A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar Estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas. Mas com a Emenda Constitucional nº 15 de 13/09/96 (Deputado César Bandeira/MA), retirou a prerrogativa dos estados de legislarem sobre emancipação de distritos, o que ficaria a cargo de uma Lei Complementar Federal, lei essa nunca editada, provocando um verdadeiro “vacatio legis” (a Lei Vaga), impedindo que novos municípios fossem criados. 

Nova Redação:

§ 4º – A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.

AS EXIGÊNCIAS DO PLP 137

Prevê que o processo será iniciado por apresentação de requerimento dirigido à Assembleia Estadual por 20% (vinte por cento) dos eleitores residentes na área que se pretenda emancipar;

Estudos de Viabilidade Municipal, determinando que devem ser apreciados aspectos econômico-financeira, político-administrativa e socioambiental e urbana. Ao propor a emancipação de Taboquinhas, teremos a preocupação de fazer um estudo detalhado sobre a Viabilidade Municipal, para constatar que:

1.O Distrito supera todas as exigências legais necessárias;

2.Que não existe motivo que possa prejudicar a sede;

3.O município mãe deixará de receber, mas também deixará de gastar, pois, passará todas as obrigações que tem com a área emancipada, tais como: transporte escolar, gastos com servidores, conservação de equipamentos sociais e investimentos com infraestrutura, etc.

População:

NORTE E CENTRO-OESTE = 6.000 habitantes;

NORDESTE = 12.000 habitantes;

SUL E SUDESTE = 20.000 habitantes.

Especificamente no caso de Itacaré e Taboquinhas, analise a situação financeira de ambos, antes e após a emancipação de Taboquinhas, com dados de MAIO de 2015, salientando que houve o crescimento populacional ao longo destes dois anos e meio. Ou seja, na mesma área geográfica, houve um aumento do coeficiente do FPM de 1.4 para 1.8 com isso, um crescimento de mais de R$ 580 mil reais.

 

25 de maio de 2018

Celly é sepultada em clima de muita tristeza em Taboquinhas

A jovem Celenes Oliveira de Souza, popular Celly, foi sepultada em clima de muita tristeza na manhã desta sexta-feira, dia 25, no cemitério de Taboquinhas. O corpo de Celly foi velado na Igreja Batista, onde familiares, colegas e amigos se fizeram presentes. 

Antes da oração final as amigas e colegas do Time  São Miguel Esporte Clube e do Time Feminino de Taboquinhas fizeram homenagens a Celly, inclusive, autografando as camisas 10 de ambos os times e pondo no caixão em respeito a crack  do futsal e eterna CAMISA 10.

Nas redes sociais a tragédia é o assunto mais falado de Itacaré. Sendo destaque a questão da violência contra a mulher.

No Brasil os dados de feminicidio são alarmantes, o país ocupa a 5° posição no ranking de 83 países, segundo dados da violência em 2015. Esse número só aumenta os dados mostra que em 2017 houve um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior isso quer dizer que uma mulher é assassinada a cada duas horas no país.

O CASO 

Celly foi vítima do ex-namorado, com quem se relacionou por cerca de 13 anos. O funcionário terceirizado da vigilância da Caixa Econômica de Itacaré, Tiago de jesus Nascimento,  matou a ex-companheira e depois suicidou-se, no final da tarde da quarta-feira, dia 23. De acordo com  informações ele não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu em  um casa onde a mulher morava,  na rua Joaquim Vieira, em frente a Agência do Bradesco.

Ainda segundo informações, no dia do crime Tiago havia entregado um atestado no banco de três dias úteis e estava muito estranho. No mesmo dia o jovem fez uma postagem, a qual dizia “UM BOM DIA PARA MORRER”, e em seguida excluiu sua página no Facebook, inclusive, o Facebook de Celly também foi excluído, só não se sabe por quem.

 

23 de maio de 2018

Jovem de Taboquinhas é assassinada por ex-namorado em Itacaré

O funcionário terceirizado da vigilância da Caixa Econômica de Itacaré, Tiago de jesus Nascimento,  matou a ex-companheira Celenes Oliveira de Souza (popular Celly) e depois suicidou-se, no final da tarde desta quarta-feira, dia 23. De acordo com as primeiras informações, a jovem havia separado de Tiago há dois meses devido o ciume doentio e ele não aceitava o fim do relacionamento. O crime aconteceu em  um casa onde a mulher morava,  na rua Joaquim Vieira, em frente a Agência do Bradesco.

O crime chocou a população devido os dois serem muito queridos na cidade. Celly que era do distrito de Taboquinhas, trabalhava na Loja Itacaré Material para Construção.

A Polícia Militar isolou a área para perícia e aguarda a chegada do DPT – Departamento de Polícia Técnica.

Nas redes sociais, conhecidos, amigos e familiares lamentam o acontecido.

“Celly foi minha aluna. Uma menina maravilhosa. Uma mulher batalhadora”, declarou uma professora nas redes sociais.

“Nós jogávamos futsal juntas. Ela estava sempre sorrindo, mas sempre séria quando estava com a bola no pé, ela gostava muito de jogar. A camisa 10 no Time São Miguel Esporte Clube era a dela. Sem dúvida a melhor jogadora”, declarou uma amiga que não quis se identificar.

19 de maio de 2018

Comunidade de Taboquinhas participa de ato contra a exploração sexual

Estudantes, pais, professores e representantes dos mais diversos segmentos da comunidade do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, participaram na manhã desta quinta-feira do ato público contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itacaré, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Educação, com o apoio do Conselho Tutelar, e teve como objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger as crianças e adolescentes, além de reafirmar a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

O evento começou por volta das 9 horas da manhã com uma concentração em frente à Igreja de Bom Jesus, seguindo em caminhada pelas ruas do distrito. Durante o ato público foram realizadas palestras sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, monólogos sobres a história do Caso Aracele e também casos de abusos sexuais, além da abordagem de psicólogos sobre as consequências dos abusos e apresentações culturais feitas pelos estudantes.

Em Itacaré as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes serão realizadas na próxima segunda-feira. A princípio estava marcado para acontecer nesta sexta-feira, mas em virtude do falecimento do ex-prefeito Rafael Barros, foi adiado. O evento terá início às 9 horas da manhã com uma concentração em frente ao Centro Educacional de Itacaré, onde acontecerá uma palestra sobre a importância dessa luta.

Em seguida estudantes, professores, pais e equipes do CREAS. CRAS, PETI e Conselho Tutelar seguem com uma caminhada pelas ruas da cidade até a Praça do Fórum e posteriormente para a Praça São Miguel, onde também acontecerão palestras sobre casos de abusos sexuais, abordagem de psicólogos sobre as consequências dos abusos e apresentações culturais feitas pelos alunos destacando a importância da data e da participação de todos.

Os organizadores do movimento em Itacaré explicam que o “Disque 100” é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

O dia 18 de maio foi instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. Nessa data, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

 

18 de maio de 2018

Falece Rafael Mota Barros, ex-prefeito de Itacaré

Seu Rafael ao lado de sua esposa e seus filhos Marcelo e Cau. Foto: Albert Queiroz.

Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 18, o ex-prefeito do município, Rafael Mota Barros, grande liderança política e personalidade conselheira e respeitado pelos políticos da cidade e da região. Seu Rafael falece aos 90 anos e deixará um imenso vazio, não só na vida da família, como também na vida dos munícipes.

O corpo de Seu Rafael será velado e sepultado no distrito de Taboquinhas, onde nasceu, foi criado e até governou. O corpo de seu Rafael vai para o túmulo da Família Barros, onde está o corpo da mãe e do pai do ex-prefeito Jarbas Barbosa Barros.

A Prefeitura Municipal decretou LUTO Oficial, onde o prefeito Antonio de Anízio lamenta profundamente a morte do ex-prefeito.

Rafael Mota Barros um baluarte da democracia Itacareense

Desfraldada nos ares de Itacaré a bandeira da democracia. Ela foi conduzida por um soldado da paz. um cidadão do mundo. O Último dos Dinossauros. Nascido em “Itapira”, em 05 de junho de 1927 o cidadão Rafael Mota Barros chega aos 90 anos com seu coração de menino e um sorriso estampado no rosto que sempre foi a sua marca registrada.

Cabra bom, amigo de todos, e o maior craque da bola já visto pelas redondezas, desses craques de encher os olhos e deixar Neymar no banco aplaudindo. Morou em Ubaitaba onde foi comerciante, Ceplaqueano e amigo de Otacilinho, Renatão, Paulo Lordelo, Carlos Alberto e tantos outros mestres da bola que vinham de longe ver o velho Rafa dar show, defendendo o Farroupilha, Barroso e depois o Comercial. Sendo o grande craque da Seleção de Ubaitaba.
Muito carismático, Rafael se mudou para Taboquinhas onde foi comerciante, Juiz de Paz, Vereador, Vice Prefeito, Prefeito e deixando um legado invejável como gestor.

Da Câmara de Vereadores para o poder Executivo foi uma questão de tempo. Em 1974, Rafael foi eleito prefeito pelo partido ARENA, com apoio do governador Antonio Carlos Magalhães. Foi nesse período que vislumbrou a luz da Saúde e da Educação, construindo Escolas e Postos de Saúde na sede e no distrito de Taboquinhas e pautou seu governo na implantação da Maternidade Municipal. Na ocasião conseguiu junto ao governo estadual a implantação do Fórum. Seu governo foi responsável pela pavimentação de diversas ruas além de conseguir energia elétrica da Coelba. Água tratada pela Embasa, Telefonia, o Campo de Taboquinhas.

Pai de 7 filhos, netos e bisnetos, casado com D. Lígia Mato Grosso Barros, o amigo Rafael é considerado o melhor político de todos os tempos, sendo respeitado até pelos adversários que o tem como líder e amigo. Trabalhou por vários anos na Ceplac, CCPC e cultivou amigos como, Clodomir Xavier, Armando Uzêda, Orlando Magalhães, Marcelo Gedeon e tinha uma amizade antiga e fraternal com A.C.M, Roberto Santos, Manoel Castro, Carlos Araujo, Henrique Brito no auge da política Baiana. Autor de poemas e poesias, Rafael Mota Barros sempre foi um autodidata. Dono de uma sensibilidade ímpar quando escrevia suas poesias que encantava até o professor, Jorge Portugal nas visitas que fez ao patriarca. Flamenguista convicto, o Último dos Dinossauros leva uma vida simples, humilde em Itacaré cercado de muito amor pela família que está muito feliz pela lucidez e espírito jovem do Dinossauro. Texto Humberto Hugo/ Jornal Tribuna da Região.

17 de maio de 2018

Aprovada urgência para projeto que regulamenta criação de municípios

Emancipalistas de todo Brasil estiveram em Brasília nos dias 14, 15 e 16 para acompanhar a votação do PLP 137\2015 na Câmara dos Deputados. Após a votação em dois dias de um MP polêmico que trata da privatização da Eletrobrás e outros destaques, o Presidente Rodrigo Maia pôs em votação o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil, sendo aprovado por 337 votos contra apenas 36 votos contra e 2 abstenções.  

Não houve quorum para a votação do mérito, que ficará para outro dia devido ao esvaziamento no plenário. Para ser aprovado, um texto de projeto de lei complementar precisa do apoio de 257 deputados. Emancipalistas que ainda estão em Brasília articulam para que o projeto entre na pauta da próxima terça ou quarta-feira, já que a urgência foi aprovada.  

O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) disse que não haverá novos custos a partir do projeto. “Esta nova regra não onera a União, ela é dura, ela é rígida, não vai haver farra de criação de municípios. Há plebiscito para os dois lados – o que vai deixar de ter o distrito e a população que vai criar o novo município – além de estudos”, afirmou. 

Taboquinhas foi bem representada na Capital do Brasil. 32 moradores estiveram presentes lutando pela emancipação do distrito, entre eles 7 vereadores, que estão dando total apoio a causa juntamente com o prefeito Antonio de Anízio. 

12 de maio de 2018

Bandidos assaltam e espancam pais de família na BA-654 entre Aurelino Leal a Taboquinhas

A bandidagem parece ter tomado conta da região e por incrível que pareça, tomaram o “fôlego” do Estado. Cidadãos cobram ações da Polícia Militar e principalmente da Polícia Civil, responsável pelas investigações.  Desde o início do ano que a onda de assaltos e roubo de veículos na BA-654, entre Taboquinhas e a BR-101 vem assustando a população. Até um policial civil foi alvo da criminalidade, tendo uma pistola Ponto Quarenta levada em assalto.

Será que a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia vai esperar acontecer uma tragédia? Há meses vem acontecendo isso, e até então os suspeitos não foram identificados? Não é possível que os bandidos estejam a um passo a frente do Estado.

Bandidos utilizando uma pistola do Estado para fazer cidadãos de bem vítima da criminalidade?

Neste sábado, dia 12, por volta das 12:00 horas uma D20 e uma kombi que seguiam de Ubaitaba para Taboquinhas foram abordados por quatro meliantes encapuzados (todos armados), entre eles um que foi visto com uma pistola Ponto Quarenta segundo uma vítima que não quer se identificar, e que suspeita ser a arma da polícia. Os indivíduos espacaram vários homens, inclusive um senhor de idade que foi encaminhado para o Hospital de Taboquinhas e levaram uma quantidade em dinheiro, cartões de crédito com senha, carteiras com documentos, uma televisão e aproximadamente 15 celulares. Sem falar nas ameaças de morte.

Revoltada, a comunidade de Taboquinhas planeja fechar a BR-101 cobrando resposta do Governo do Estado, tanto para a segurança pública, quanto para a pavimentação da BA-654 que se encontra em estado de abandono.

10 de maio de 2018

Policial Militar recebe moções de aplauso em reconhecimento aos serviços prestados

O Policial Militar Tiago Marcel Andrés Ferreira, lotado na 72ª Companhia Independente de Itacaré, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 10, moções de aplauso da Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas, do Movimento Popular Pró-Taboquinhas e dos meios de comunicação da cidade na Web, Taboquinhas Informa e Itacaré Informa, em decorrência dos relevantes serviços prestados à população do município, em especial ao Distrito de Taboquinhas e Zona Rural, pela manutenção da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, de forma firme e civilizada, em respeito aos princípios constitucionais.

As moções de aplauso também são em conhecimento ao trabalho voluntário realizado com jovens através do esporte de rendimento, ATLETISMO, que vem conquistando títulos locais, regionais, estaduais e até nacionais.

“O trabalho que professor Tiago faz com a gente é muito importante. Já conquistei muitas medalhas e já viajei muito, inclusive para Bolívia, e apesar do rigor nos treinos, as vezes até demais, agradeço por tudo que ele tem feito, mesmo sem receber dinheiro por isso”, destacou a atleta Evila Michele, de 14 anos.

“Obrigado por nos fazer sonhar, sentir melhor, crescer, rir, acreditar, querer mudar, ir em frente e compartilhar. Obrigado por nos ensinar a acreditar que nosso sonho é possível. Obrigado pelas alegrias das vitórias e o aprendizado nas derrotas. Obrigado por todas as lágrimas criadas nas alegrias das grandes e sensacionais disputas. Quanto orgulho. Obrigado professor!”, declarou o atleta Guilherme Xavier.

“A prática de esporte beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas crianças e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que elas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora”, declarou a professora e mãe de atleta, Dona Lia.

 

08 de maio de 2018

Atletas de Taboquinhas conquistam 4 medalhas no Norte-Nordeste de Atletismo

A atleta Evila Michele e Helton Nascimento, competiram nos últimos dias 05 e 06 o Norte-Nordeste Caixa Sub-18 de Atletismo, realizado pela CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com a FNA – Federação Norteriograndense de 
Atletismo e a UFRN – Universide Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal.

Evila conquistou 3 medalhas, sendo PRATA nos 1.500 e 800 metros rasos e BRONZE no 4X400 misto e Helton BRONZE no 4X400 misto.

A competição contou com a participação de 13 estados do norte-nordeste, com ausência apenas do Maranhão.

A Bahia que já havia surpreendido em 2017, conquistando a terceira colocação geral, chegou ao vice-campeonato na categoria masculino, conquistando todas as provas de meio fundo (800, 1.500 , 3.000 metros rasos e 2.000 metros com obstáculos), com destaque para o atleta Adriano dos Santos, duas medalhas de ouro nas provas dos 800 e 1.500 metros rasos e ainda fez parte do quarteto, terceiro colocado no revezamento misto ao lado dos companheiros Evila Michele, Helton Nascimento e Thaís Martins.

Ao todo a Seleção Baiana conquistou 06 ouros, 06 pratas e 03 bronzes, totalizando 15 medalhas. A delegação do estado mãe do Brasil contou com 22 pessoas: 19 atletas, dois treinadores, Ferreirinha e Thiago de Taboquinhas (Tiago Andrés, policial militar que faz este trabalho voluntário com os jovens) e o fisioterapeuta, Diego Prudêncio.

07 de maio de 2018

I Conferência sobre a Emancipação de Taboquinhas foi um sucesso

A I Conferência sobre a Emancipação de Taboquinhas realizada pela Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas – AMETA em parceria com o prefeito Antonio de Anízio, no último sábado, dia 05, foi um sucesso e contou com participação da comunidade em geral do distrito, da zona rural e da sede, além da presença de autoridades políticas, religiosas, sindicalistas e de associações.

O evento teve como pauta principal: a importância do processo de emancipação; Esclarecimentos sobre a PLP 137/2015 e a votação da PLP na Câmara Federal. Comporam a mesa que presidiu a conferência, o Coordenador Geral da AMETA Everaldo Matos, o Vice-Coordenador Geral Albert Queiroz, o Vice-presidente da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia FADDEB Charles Gusmão, Dr. Pimentel (Presidente do Movimento Baiano de Emancipação e filho da terra), o prefeito Antonio de Anízio, o Vice-prefeito Genilson Souza, os vereadores Miguel da Matinha, Seu Luís, Val do Cacau, Givaldo, Milton Ramos, Pedrão e o Presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Barros. E  teve como conferencista Antonio Alberto, que é Secretário Administrativo da AMETA e Secretário de Comunicação e Marketing da FADDEB.

A conferência foi de extrema importância para a participação ativa da comunidade na causa, que é a emancipação de Taboquinhas. Na ocasião foi explicado o porquê da criação da associação do distrito, da federação baiana e entre diversas dúvidas, a situação financeira e geográfica da nova cidade de Taboquinhas e da cidade Mãe (Itacaré), além de explicar como será o plebiscito e o estudo de viabilidade realizado pela Assembleia Legislativa da Bahia.

O Coordenador Geral da AMETA, Everaldo Matos, agradeceu o apoio do prefeito e a presença no evento e cobrou também da comunidade, mais participação, lembrando que a luta é de todos.

O prefeito Antonio de Anízio salientou a importância de todos participarem desta luta, que não é de um e nem de dois, e sim de todos, sem coloração partidária e grupo político. “Vamos participar frequentemente das reuniões, independente se estarei presente ou não. A emancipação não é do prefeito, dos vereadores, e sim de todos nós por dias melhores”, declarou.

Pimentel em seu discurso falou da antiga luta sobre a emancipação de Taboquinhas e aproveitou a oportunidade para mostrar alguns documentos e citar alguns nomes, como o de Dona Maria Anita Sampaio, Seu Bráulio, Seu Noca, Dona Solange, Dona Joana, entre outros nomes que começaram a luta. E reafirmou a união de todos pró-emancipação. 

No dia 15 de maio Taboquinhas estará representada em Brasília, assim como todos os distritos do Brasil que lutam pela emancipação. A Câmara dos Deputados votará o PLP 137/2015, que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.

O PLP 137/2015 já foi votado e aprovado pelo Senado indo agora para votação no Plenário da Câmara Federal. O Movimento Emancipa Brasil, através das federações de cada estado quer colocar aproximadamente 20 mil pessoas em Brasília, no dia da votação, para mostrar força aos deputados e principalmente ao Presidente Michel Temer, que já se comprometeu de sancionar o projeto.

 

27 de abril de 2018

Obra de pavimentação da Portelinha avança; Moradores estão ansiosos pela conclusão

A obra de pavimentação do Bairro da Portelinha, no distrito de Taboquinhas está avançando e os moradores estão ansiosos pela conclusão e para a festa de inauguração. A obra tem conclusão para os próximos meses.

O calçamento das ruas do bairro era uma reivindicação antiga, que inclusive no mandato anterior do prefeito Antonio de Anízio teve início  mas não teve seguimento e que agora passa a ser realidade. No projeto também está incluído um mirante próximo a caixa d’água e uma praça em frente a Escola Paulo Souto, onde se tornará a entrada oficial da unidade escolar.

“Sou moradora da Portelinha desde a sua criação e sempre sofremos com a problemática da água que agora é canalizada e com o difícil acesso até mesmo a pé, principalmente na época da chuva. Podendo agora uma ambulância, uma viatura da polícia e veículos chegarem até nosso bairro sem que haja danos. Agradeço primeiramente a Deus e depois ao prefeito por esta obra. Chega de promessas não cumpridas. Não vejo a hora da conclusão para não sujar mais meus pés de lama”, declarou dona Maria Deída.

24 de abril de 2018

Taboquinhas participa do Encontro Estadual de Emancipalistas em Salvador

A FADDEB – Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia realizou nesta segunda-feira, dia 23 de abril, no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Encontro Estadual de Lideranças Emancipalistas, com a participação de 28 distritos, entre eles Taboquinhas, que foi representada por integrantes da AMETA – Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas e moradores do distrito.

O encontro teve como pauta principal a discussão e esclarecimentos sobre o PLP 137/2015, que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, e dá outras providências.

O evento contou com presença de Osni Cardozo, assessor especial do Governador Rui Costa, e os deputados estaduais: Roberto Carlos (PDT), Adolfo Viana (PSDB), Marcelo Nilo (PSB), Tom Araújo (DEM), Rosemberg Pinto (PT), Zé Neto (PT), Aderbal Caldas (PP), Targino Machado (DEM), Fátima Nunes (PT), Carlos Geilson (PSDB), Adolfo Menezes (PSD), Pedro Tavares (PMDB) e o Dep. Federal Elmar Nascimento (DEM) e Davidson Magalhães.

O deputado estadual Zé Neto do PT se colou a disposição em nome do governo do estado e falou da importância de crescer o movimento sobre emancipalismo, que é o caminho para o desenvolvimento da Bahia.

O Presidente da FADDEB, Fernando D’Emídio, falou da importância de que todos os distritos continuem unidos e firmes na luta para que sejam vitoriosos na luta, bem como fez vários agradecimentos aos apoiadores da luta emancipalista, com destaque a deputado Ângelo Coronel – presidente da ALBA.

Os emancipalistas foram recebidos por Ângelo Coronel em seu gabinete, onde reiterou o compromisso com os distritos e se pôs a disposição no que for preciso.

 

 

 

 

 

 

 

 

17 de abril de 2018

APLB paralisa atividades; “se não conseguirmos reunião com o prefeito vamos parar novamente”

A APLB – Sindicato dos Profissionais em Educação de Itacaré, realizou uma paralisação geral nas escolas municipais. O ato ocorreu devido uma série de cobranças da classe que não estão sendo atendidas, entre elas, uma reunião com o prefeito, que há 6 meses vem remarcando.

Professores e funcionários de apoio fizeram uma caminhada nas ruas de Itacaré e participaram da sessão da Câmara, sendo que a direção do sindicato utilizou o plenário para explanar a situação e justificar a paralisação para a comunidade. A Comissão de Educação da Casa Legislativa abraçou a causa e deu total apoio aos servidores.

Entre as reivindicações está o cumprimento do Plano de Carreira do Magistério (FUNDEB 60), o Plano de Carreira dos Servidores de Serviços Gerais (FUNDEB 40),o Terço de Férias do Servidor de Apoio, o reajuste de salário dos Secretários Escolares, o Piso Nacional do Magistério que deveria ser pago desde janeiro de 2018, e regularizaçao de algumas situações vistas em um estudo da folha de 2017 e outras situações da categoria.
 

“Hoje está sendo batizado como um dia de luta pelos nossos direitos. E se não nos atendermos estaremos fazendo paralisação uma vez por semana, atá que haja uma conversa”, declarou Marcone.

“Temos que conseguir uma solução. Nossos alunos não podem ser prejudicados por uma paralisação apenas por causa de uma reunião com o executivo. E a classe também não pode ser prejudicada. Esse é um direito adquirido por Lei Municipal que foi estudado e aprovado. Se tem o direito, tem que ser cumprido”, declarou Canelinha.

“Quando assumiu o cargo o prefeito falou que a gestão seria de desafios. Nós aprovamos nesta casa a lei orçamentaria e que o Governo Federal repassa 25% para a educação, mas não quer dizer que seja responsabilidade da união. Se consegue fazer outras programações com o recurso, porque não investir na educação? O prefeito precisa abrir as contas da prefeitura e comprovar as dificuldades”, declarou Hamilton Paixão.

“Antes de ser vereador trabalhei nesta casa legislativa como motorista, e via diariamente Joselita defendendo o direito dos servidores. Depois que se tornou secretária deixou a desejar. Não vi ainda para que veio. Precisamos que venha a acontecer um trabalho em conjunto para as coisas acontecerem. Vejo que está na hora de acontecer. Ontem estive em uma escola na zona rural que os servidores viram a secretária apenas uma vez”, declarou Dinho.

“Fico triste por que quem sofre é o aluno e ao mesmo tempo alegre pela ação de vocês e parabenizo pela organização. Fico triste também em saber que as pessoas saem de férias, retornam e não recebem o terço de férias, fico triste em saber que o prefeito disse que voltaria mudado e de quê forma provar que mudou? Com ações e atitudes. Fico me perguntando sobre a secretária de educação. É uma pessoa que na gestão anterior sempre estava na rua fazendo greve e paralisação lutando pela categoria e hoje me pergunto por que ela não “dá as caras”. Sendo que a única coisa que a classe quer é uma reunião com o gestor. Se fosse eu, renunciava o cargo de secretária, pois não tem autonomia”, declarou Benildo.

“Uma reunião não é nada demais. Cadê a secretária agora? Cobrava tanto quando estava a frente sindicato. Deveria estar aqui dando apoio a classe. Quero também convoca-la no plenário desta casa, preciso fazer algumas perguntas e que a comunidade ouça”, declarou Seu Luís.

 

15 de abril de 2018

Jovem de Taboquinhas é vice-campeão na Meia Maratona do Descobrimento

O jovem Victor Manuel Oliveira Santana, 18 anos, de Taboquinhas, foi o vice-campeão da categoria 18 – 19 que correu o percurso de 21 km da Meia Maratona do Descobrimento, realizada na orla de Porto Seguro. 

Esta foi a 3ª Meia Maratona do Descobrimento, e já tem reconhecimento estadual e até nacional pelo sucesso do evento realizado em uma das cidades mais bonitas da Bahia.

 

03 de abril de 2018

Prefeito recebe emancipalistas em seu gabinete e garante apoio

O Prefeito Antonio de Anízio (PT), recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, dia 03, dois representantes da Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas – AMETA, e da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia – FADDEB.

Na ocasião, os emancipalistas agradeceram ao prefeito o apoio que deu na viagem a Brasília, que contou com presença de 5 representantes da associação e mais 7 vereadores. O prefeito se colocou a disposição e disse que a luta é de todos, sem partido político.

“O partido é Taboquinhas”, disse o prefeito!

Os líderes convidaram Antonio de Anízio para uma reunião pública, que será realizada nesta quarta-feira, mas o prefeito já tinha outros compromissos e enviará um representante. Foi convidado também a acompanhar o movimento, em Brasília no dia 15 de maio, ele se animou e disse ser uma boa data. Foi solicitado também um transporte para que a comunidade participe da caravana, junto com as de outros distritos da Bahia e de todo Brasil e se dispôs a tentar agilizar um ônibus.

29 de março de 2018

Taboquinhas representada em Brasília; projeto das emancipações foi aprovado pela comissão especial

Brasília recepcionou nesta terça-feira, dia 27,  caravanas de todo Brasil, com representantes de centenas de distritos que almejam a emancipação política e administrativa. O evento reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. A Bahia foi representada por alguns distritos, sendo eles: Taboquinhas, Itamaraty, Abrantes, Pilar, Algodões, Espanta Gado, Onça Queimada, Pedras Altas, Stela Camara Dubois, Acupe, Vila do Café, Salobro, Junco, Caldas do Jorro, Salgadalha, Ibitira e Santana do Sobrado, sendo uma das caravanas que mais se destacou.

Integrantes da AMETA – Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas, estiveram presentes em Brasília, onde se reuniram com líderes emancipalistas de todo Brasil e deputados. Na oportunidade os conterrâneos participaram de uma audiência no Palácio do Planalto, com o Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Sete vereadores do município também acompanharam os emancipalistas, registrando o apoio do legislativo municipal. (A AMETA contou com apoio de toda comunidade e comerciantes, Câmara Municipal e Prefeitura de Itacaré).

Homem de garra, Augusto César (Presidente Nacional do Movimento Emancipa Brasil) mais uma vez mobilizou todo o país. Pela manhã, emancipalistas caminharam da Catedral até o Congresso Nacional, onde se reuniram com deputados no auditório Nereu Ramos. A tarde, representantes do Emancipa Brasil se reuniram com o Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, que disse ser favorável a criação de novos municípios, mas que antes de colocar a votação em plenário, faria uma análise do projeto, mas adiantou e anunciou a votação para o dia 15 de maio. Em seguida as lideranças se dirigiram novamente para o Nereu Ramos, onde foi votado e aprovado por unanimidade em comissão especial, o PLP 137/2015.

Com a aprovação unanime do projeto, o Hino Nacional foi cantado em alto e bom som por todos que estavam no auditório.

No final da tarde, mais de cem líderes se reuniram no Palácio do Planalto, com o Ministro Chefe da Casa Civil, Carlos Marun, que disse que fará a articulação política juntamente com o Presidente Michel Temer, para que o projeto seja sancionado.

“Mobilizarei o Brasil, e no dia 15 de maio pretendemos trazer para o Congresso aproximadamente 20 mil pessoas, representantes de seus distritos, para acompanhar a sessão”, declarou Augusto César.

O relator do projeto, Deputado Carlos Henrique Gaguim, disse que o projeto não gerará custos a união, pelo contrário, afirmou que as verbas serão apenas redistribuídas. O deputado disse ainda, que irá sugerir o plebiscito juntamente com as eleições de 2018, para que as novas cidades tenham eleições próprias, se possível em 2020.

Para José Crecêncio da Cruz, membro da Associação do Movimento Emancipalista de Jaguarari/Pilar, e líder baiano, o acontecimento desta terça-feira foi uma grande vitória, onde o projeto foi aprovado em comissão. “Infelizmente não houve a votação em plenário, mas já temos data marcada. E a partir deste instante, devemos nos organizar para voltarmos aqui”, declarou.

Para Fernando D’Emi­dio, Presidente da FADDEB – Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalistas da Bahia, criar municípios é a melhor forma de distribuição de renda que existe. E citou a França como um dos países mais desenvolvido do mundo, o qual tem mais de 36 mil municípios, enquanto nosso país tem somente, 5.570. Acrescentou que os estados do sul e sudeste são mais desenvolvidos, e sua população tem melhor qualidade de vida, pelo fato do recurso público ser distribuído em mais municípios, apesar de terem menor área territorial.

Qual a importância da criação de novos municípios?

A criação de novos municípios traz para os cidadãos brasileiros o direito de ter próximo de si, os gestores municipais. Onde cada distrito que se tornará cidade terá a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor, através da saúde, educação, segurança e infraestrutura de qualidade. Novos municípios geram mais custos? Não! Apenas, a fatia do mesmo bolo será redistribuída, fazendo com que o desenvolvimento chegue nos quatro cantos de todos os municípios.

30 de março de 2018

Vereadores solicitam sinal celular, ambulância e equipamentos para agricultura de Taboquinhas

12 de março de 2018

Homem é brutalmente assassinado na zona rural

19 de fevereiro

Município de LUTO: falece a professora Suely Setúbal

Fotografia: Albert Queiroz

Foi com imensa tristeza que o município recebeu nesta tarde, a notícia de que a professora Suely Maria Araújo Setúbal, faleceu no município de Ipiaú. Há mais ou menos oito meses a professora vinha enfrentando um câncer, fez cirurgia e tratamentos, mas infelizmente não resistiu. O prefeito Antonio de Anízio decretou luto oficial no município e lamentou o acontecido. A secretária de Educação, Joselita Santana, adiou a Jornada Pedagógica que aconteceria amanhã e marcou para quinta-feira. O presidente da Câmara, vereador Canelinha, adiou a sessão desta terça-feira.

Em dezembro Suely emocionou a todos ao participar da coleção de grau de sua formatura em Pedagogia, mesmo com problemas de saúde.

A professora era efetiva e ministrava aulas do Ensino Fundamental I na Escola Bom Jesus.

O local do velório ainda não foi decidido, mas o sepultamento será no Cemitério de Taboquinhas.

17 de fevereiro de 2018

Guerra pelo tráfico de drogas em Taboquinhas causa três mortes e a PM reage

A guerra entre facções pelo comando do tráfico de  drogas em Taboquinhas, distrito de Itacaré, causou nos últimos dias três mortes. Sendo as vítimas, Gilnelson de Jesus dos Santos, assassinado na própria residência na frente da esposa e de crianças, Thiago, assassinado na Portelinha, e o popular Beto, assassinado no Bairro das Casas Populares.

E nesta sexta-feira, dia 16, após informações de que uma facção estaria no distrito, a guarnição da PM intensificou as rondas nos locais indicados, como pontos utilizados pelos meliantes para o comércio dos ilícitos. E ao se aproximar de uma das casas utilizadas pelos marginais, segundo informações de populares, os policiais avistaram o indivíduo de nome Lourenço Ribeiro da Silva, que ao ser abordado, foi encontrado com mesmo uma quantidade de maconha embalada para comercialização. E na casa, mais uma quantidade de drogas foi encontrada, em tablete, aparentado ser cocaína.

Informações de populares indicam que os demais integrantes da facção evadiram o local após a intensificação das rondas policiais no intuito de frustrar as ações criminosas.

O indivíduo foi encaminhado para a 7° COORPIN de Ilhéus, onde foi lavrado o flagrante.

11 de fevereiro de 2018

Taboquinhas: município registra mais um homicídio

Taboquinhas, distrito de Itacaré, foi palco de mais um homicídio na noite deste sábado, dia 10. A vítima identificada apenas como Tiago, foi executada a tiros no Bairro da Portelinha, por volta das 20:30. Segundo populares, o mesmo estava em um bar, mas foi assassinado na rua. Ainda segundo informações, o mesmo tinha envolvimento com tráfico de drogas (informa ainda não confirmada oficialmente).

Populares afirmam não saber quem foi, e nem o porque, apenas ouviram os disparos. O autor fugiu em direção desconhecida. A Polícia Militar esteve no local e isolou a cena do crime, acionando em seguida o DPT – Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

Um outro homicídio aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 09, quando três homens armados arrombaram a porta da residência de Gilnelson de Jesus dos Santos, na Rua Nova e o assassinaram também com atiros de arma de fogo.

 

09 de fevereiro de 2018

Assalto a mão armada na BA-654

Mais uma vez a BA-654 (Taboquinhas a BR-101), trecho não pavimentado, foi palco de assalto. Desta vez assaltantes renderam com um disparo de arma de fogo, uma kombi volkswagem que trafegava com passageiros. Os meliantes levaram dinheiro e pertence das vítimas, e por pouco não atingiu o motorista identificado como Wagner com um tiro. Ninguém ficou ferido.

Este é um risco que os cidadãos correm quando trafegam no trecho sentido a BR-101. Devido a péssima condição da estrada, os assaltantes aproveitam e fazem a festa.

09 de fevereiro de 2018

Homem é assassinado na frente da esposa e de três crianças em Taboquinhas

Na madrugada desta sexta-feira, dia 09, segundo informações de populares, três homens armados arrombaram a porta da residência de Gilnelson de Jesus dos Santos, na Rua Nova em Taboquinhas, e o assassinaram com atiros de arma de fogo.

O homicídio ocorreu por volta das 4:30 desta madrugada, próximo a Caixa D’água. Ainda segundo informações, Gilnelson tinha envolvimento com tráfico e atualmente era funcionário de uma fazenda onde o proprietário também tem envolvimento com tráfico.

A Polícia Militar esteve no local, onde fez o isolamento da cena do crime e aguarda a chegada do DPT – Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

21 de janeiro de 2018

PM apreende crack e cocaína em Taboquinhas

Uma guarnição da Polícia Militar de serviço em Taboquinhas neste sábado, dia 20, deflagrou uma operação às 17h:00 na Rua Beira Rio, com intuito de combater o tráfico de drogas no distrito. A guarnição “Fração 6F” da 72° CIPM foi recebida a tiros por um traficante que evadiu do local, sendo revidada a agressão. A troca de tiro teve início as margens do Rio de Contas com prosseguimento no campinho de vôlei na Rua Firmino Baracho, mas o meliante conseguiu fugir.

Na beira rio foram encontradas 56 pedras de crack e uma pedra grande, mais 22 petecas de cocaína. Todo material foi apresentado na Delegacia Territorial de Itacaré.

21 de janeiro de 2018

Porto Seguro: dois acusados de assalto são interceptados e um foi morto pela policia; vítima é de Taboquinhas

Uma ação da policia conseguiu interceptar dois homens acusados de assalto em Arraial D’ajuda na tarde deste sábado, dia 20.

Segundo informações os dois acusados, assaltaram uma turista na ladeira do Mucugê, quando os mesmos fugiam em uma motocicleta uma guarnição da policia iniciou uma perseguição e os acusados começaram a atirar, no revide os suspeitos foram baleados, um morreu no local e o outro foi baleado no braço e foi preso.

A vítima fatal, que faleceu no local foi Moisés Santos Lima, popular “Vei”, de 26 anos, que é de Taboquinhas e morava em Porto Seguro há algum tempo. O corpo foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal da região, onde aguarda as providências da família.

Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram o acontecido e declararam luto, com mensagens de conforto.

17 de janeiro de 2018

Assaltos na BA-654: problema? Pavimentação, uma promessa esquecida de Rui Costa

A BA-654, que faz ligação da BR-101 com o município de Itacaré, passando pelo distrito de Taboquinhas, vem sendo cenário de assaltos há alguns anos, e em 2017 bateu recorde no número de assaltos a veículos de passeio, ônibus e motocicletas. E em 2018 os bandidos estrearam com três assaltos no mesmo dia. Dois meliantes armados, na região da Cascalheira, assaltaram um palio de cor preta, uma kombi e uma motocicleta nesta terça-feira, dia 16.

No ano passado houve até troca de tiro dos meliantes com a Polícia Militar de Taboquinhas, mas sem prisão dos indivíduos, que até então, não foram presos, causando terror aos cidadãos de bem.

Uma guarnição da PM de serviço em Taboquinhas fez rondas nesta terça no local dos crimes.

Mas sabe quem são os culpados por isso? Os gestores! Como por exemplo, o Governador Rui Costa (PT), que fez uma promessa em 11 de julho de 2015 ao povo de Taboquinhas, de pavimentar a BA-654 até a BR-101, o que reduziria o número de assaltos, já que os veículos têm que andar no máximo a 50/km por hora na estrada de chão. Onde estão os deputados que tiveram votos no município para precionar o governador. O Movimento Popular Pró-Taboquinhas faz sua parte, mas precisa do apoio de todos. A desculpa de Rui era o empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil, que não tinha sido liberado, porém os recursos já estão nas contas públicas, e até então Rui não deu a ordem de serviço.

As eleições estão chegando!

15 de janeiro de 2018

Taboquinhas: município registra primeiro homicídio do ano

Taboquinhas, o maior distrito de Itacaré, no sul da Bahia, registrou na manhã desta segunda-feira, dia 15, por volta das 10:20, o primeiro homicídio do ano. Um homem identificado como Roberto Francisco dos Santos, de 32 anos, foi assassinado com três tiros no crânio, em frente a sua residência no bairro das Casas Populares.

Segundo populares, a vítima estava bebendo com seu irmão e outro indivídio não identificado, quando apareceu um elemento desconhecido que proferiu os tiros.

A Polícia Militar esteve no local, onde isolou a cena e informou o DPT, que já removeu o corpo e encaminhou para o IML. Os autores do crime não foram identificados, e evadiram em direção desconhecida.